terça-feira, 15 de abril de 2014

Feriado de Páscoa terá atrações musicais do “Viva a Praça”

Divulgação

Tânia Franco
ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

O fim de semana prolongado de Páscoa também terá atrações musicais nos parques da cidade. Dentro do projeto “Viva a Praça”, da Secretaria da Cultura (Secult), as apresentações começam no Parque dos Espanhóis, em Pinheiros, às 16h do sábado (19).

O trio “Conversa a Três”, formado por Marco Corrêa (percussão), Fabinho (violão 7 cordas) e Evandro Marcolino (bandolim), apresenta o melhor do repertório do choro, do samba e da bossa nova. 

Sucessos de Pixinguinha, Waldir Azevedo, João Bosco, Cartola, Nélson Cavaquinho, Tom Jobim, entre outros, fazem parte do repertório que promete trazer o saudosismo e a alegria desses estilo musical tão brasileiro. 

“Que mentira, que lorota boa...”

Música caipira na Praça... Isso pede um causo! 

A praça, na verdade, é um parque, o “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim e os causos ficam por conta da alegria e da criatividade de Sérgio Turcão e Giba da Viola que, domingo (20), a partir das 11h, fazem o VII Festival da Mentira 2014 “Troféu Violeiro Paulo Freire” abrindo, inclusive, espaço à participação do público.

Divulgação
Sérgio Turcão, compositor, arranjador e produtor musical, ex-grupo Tarancón, atualmente faz trabalho de humor musical ao lado de Jica. Será responsável pelo cardápio musical recheado das boas e velhas modas caipiras e outras pérolas da música regional.

Giba da Viola é um dos maiores e melhores contadores de causos do Brasil, com um repertório de fazer inveja a qualquer bom mineiro. Figura fácil nos palcos de São Paulo e Sul de Minas, Giba da Viola é fruto de uma linhagem de contadores de causos que aos poucos vai se tornando rara na cultura popular nacional.

E quem tiver causos a contar, poderá fazer inscrição na hora e de graça. Valem boas histórias, piadas e, claro, aquelas mentiras desconcertantes. As melhores apresentações receberão troféus. 

Parque das Águas

Pela terceira vez no Parque das Águas, o “Viva a Praça” deste domingo (20), a partir das 16h, traz Ricardo Nogueira e seu convidado, Carlos Madia, para uma homenagem a dois dos maiores artistas da música brasileira: Chico Buarque e Caetano Veloso, músicos que influenciaram diretamente suas carreiras. Entre as composições que farão parte do repertório estão “O Quereres”, “Louco por você” e “Trilhos Urbanos”, de Caetano Veloso e “Tatuagem”, “A Rita” e “Trocando em Miúdos”, de Chico Buarque.  

Ricardo Nogueira é compositor, cantor e percussionista. Iniciou a carreira em 1986 em Sorocaba, onde fundou o Trio Imprensa, o Grupo Vocal Mandaguaçaia e integrou o Grupo Vocal Catavento. Realizou apresentações em São Paulo e Amparo e abriu os shows de Jica e Turcão (Grupo Tarancón), Renato Teixeira, Zé Geraldo e Carlinhos Vergueiro. Em 1994, começou a apresentar em Piracicaba os shows “Taiguara Seus Sonhos e Suas Canções”; e “Buarqueando -canções de Chico Buarque”. Somente depois de 25 anos de carreira, em 2012, lançou seu primeiro álbum, intitulado “Lugares e Canções”. 

Carlos Madia iniciou sua carreira de músico em 1988 em casas noturnas, clubes e espaços culturais de Sorocaba. É cantor, compositor e violonista profissional com dois trabalhos inteiramente autorais: 

“Poesiviolão” e “Mais tudo isso”. Em 1996, realizou uma viagem de 90 dias com sua banda no navio italiano “TN Monterey” por países do Mercosul, e entre 2002 e 2005 realizou temporadas de shows no Japão. É empresário e produtor com uma série de projetos bem-sucedidos em parcerias público/privadas, como o “Domingo no Parque” e “Vizinhos Afinados”.

Divulgação