quarta-feira, 2 de abril de 2014

“Viva a Praça” começa abril em novo horário e espaço


Projeto da Secretaria da Cultura (Secult), que valoriza a produção artística local e leva música às praças e parques, o primeiro “Viva a Praça” de abril, estreia no próximo fim de semana começando pelo sábado (5), no Parque dos Espanhóis, em Pinheiros, com apresentação da banda Sarabatana, a partir das 16h. 

Criada em 2001 para contrapor à onda cover daquele momento, a Sarabatana chega para valorizar e divulgar composições próprias e fazendo dessa bandeira o seu maior diferencial. Todo trabalho tem como pano de fundo as diferentes experiências humanas, seus conflitos, amores e dramas, cujas letras formam um caleidoscópio dos afetos humanos. 

Sobre o instrumental, pode-se dizer que a base é o rock, mas sem negar contatos ou semelhanças com outros gêneros. A Sarabatana é uma banda pop no sentido de que sua intenção é fazer uma música para o grande público, mas sem abrir mão de certo lirismo.

Neste ano vai lançar seu segundo EP, “Os fins justificam os feios”, repetindo a parceria de produção com Felipe Colenci que fez “Cê não viu”, em 2013. O disco traz diversas temáticas amparadas numa sonoridade que vem, ao longo do tempo, se fundindo e flutuando entre o pop, o rock e o blues. 

Desta vez, Tom Soares participa na letra de “Amortecido”. “Os fins justificam os feios” conta ainda com as músicas: “Canção do amor próprio”, “Let me be”, O tango” e “Eu nunca fui Orfeu”.

Mario Marcos, Gusta Lacava, Emer Guerra, Marcelo Moreira e Laranja Gazzoli são a Sarabatana

Novo point

“Os Figurantes” são a atração do domingo (6), a partir das 11h, no Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim. Uma das mais interessantes bandas pop rock do momento, traz uma identidade musical única e expressiva, reveladas nos arranjos, nos timbres e em suas letras. 

Sob o lema “a música como protagonista”, a banda lança em 2011 seu primeiro demo e passa a se apresentar em Sorocaba e região, fazendo shows em vários festivais, em alguns programas de rádio e TV e casas de shows de prestígio, como a Parlapatões, em São Paulo. 

Neste ano, após um período de intensidade produtiva com vistas à consolidação do seu nome no cenário nacional, “Os Figurantes” lançam o primeiro EP com sete composições próprias e um videoclipe especial produzido a partir da canção Eu faço música. O roteiro mostra as dificuldades da profissão de músico, estereotipada enquanto arte e não trabalho.

A banda é formada por Danny Caruso, vocal; Renato Camargo, violão; Xexel na guitarra; Hamilton Oliveira, no teclado, Daniel Barney no baixo e Titico, na bateria.

Outra estreia do “Viva a Praça”, é o Parque das Águas, como palco do projeto aos domingos. Abrindo a temporada de musicalidade do espaço, neste domingo (6), o grupo Autoconceito faz show às 16h.

Formada por Vinicius Mano e Fernanda Teka, a dupla mostra o casamento do hip-hop com a música popular brasileira, numa abordagem bem peculiar das complexidades poética em a valorização à arte livre.

O Autoconceito foi idealizado em 2005, quando compôs suas primeiras letras e mantinha sua versão solo pelo rapper Vinícius Mano, na cidade de Capão Bonito, interior de São Paulo. O rapper já era porta voz de uma equipe de Hip-Hop de sua cidade, onde desenvolveram juntos inúmeros eventos em prol da Cultura. Em 2013 o grupo ganha sua formação atual, integrando Fernanda Teka que iniciou no Rap em 2002 e mais adiante ingressou também na MPB. 

Com uma abordagem de temas ligados aos conflitos pessoais e sociais, a Autoconceito se caracteriza pela intermitente busca do indivíduo no conhecer-se a partir da reflexão e revisão de seus valores.

Além de qualquer classificação de gênero a não ser Hip-Hop, os rappers consideram fazer parte da Música Popular Brasileira, pois se estruturam, de ambas as partes, nas vastas raízes musicais presentes no país. Nesta apresentação, contarão com a participação de Zap-San nos toca discos.